A Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula recebe até o dia 30 deste mês a exposição de quadros "Pretexto", da artista plástica Gilsa Florisbela Alcântara. Natural de Janaúba, Gilsa é filha de Gilson Dias Alcântara e Maria Florisbela Alcântara. Possui graduação em Educação Artística - Artes Visuais pela Universidade Estadual de Montes Claros desde 1994.
Professora de Artes na Rede Pública e de Desenho no Curso de Artes Visuais da Unimontes, ela desenvolve trabalho de pesquisa cultural sobre a região do Gorutuba. Em 2016, tomou posse na Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Escreveu os romances "Sangueterra" (2011), "Cachoeira do Destino" (2013), "Travessia" (2012) e "Simão, Homem Diferente" (2014). Também fez os livros de poesias "Desvendando Emoções" (2011) e "Ledices" (2013).
Pesquisadora da memória da cultura regional, escreveu "Gameleira-Gorutuba-Janaúba" (2014) e "Lembranças de Famílias" (2013). Em 2018, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Nas artes plásticas, participou de várias exposições de quadros, onde pinta em telas a óleo as pessoas, modos e tradições da cultura popular.
As pinturas que retratam pessoas são usadas para ilustrar os livros de romances ambientados no século XIX que ela escreve. Em 2017, após um momento de reflexão sobre sua prática artística visual, concluiu que a pintura abstrata surgiria como uma nova fase e para realizar o pedido de uma amiga.
Criar uma pintura abstrata depois de 20 anos pintando o realismo representa uma mudança radical em seu discurso visual. “A arte nas pinturas apresentadas em tela a óleo faz uma fração de um mundo imaginário ser real”, explica Gilsa Alcântara.