Texto: Bruno Albernaz
Imagens: Divulgação
Teve início na manhã de quarta-feira, 04 de outubro de 2023, Dia Municipal da Poesia, a 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético. O festival teve início com o tradicional “Despertar Poético”, que reuniu professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais, poetas e comunidade de gentes em uma grande passeata pela arte nas ruas da região central de Montes Claros.
Ainda neste primeiro dia de Festival, às 20 horas, na praça Doutor Chaves (Matriz), haverá a abertura oficial do evento. Também nesta noite teremos lançamento de livros e noite de autógrafos com os homenageados Ivana Ferrante Rebello [Pequeno dicionário das palavras (des)ditosas], Fábio Gonçalves (Sentidos), e Jorge Amâncio (Haikus em Preto e Branco).
O Psiu Poético 2023, que traz nesta edição o tema “Gente”, será realizado entre os dias 04 e 12 de outubro. Os poetas homenageados serão os seguintes: Vera Lúcia Godoy Correia (Osasco-SP); Ivana Ferrante Rebello (Montes Claros-MG); Joaquim Celso Freire (Coronel Murta-MG e São Paulo-SP); Fábio José Gonçalves (Água Boa/Claro dos Poções-MG); Jorge Amâncio (Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF); Francesco Napoli (Belo Horizonte-MG).
O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performances, escritores e demais interessados.
O fundador do festival, João Aroldo Pereira, explica que a expectativa é boa para a edição deste ano. “Estamos iniciando em grande estilo, somando forças pela arte. Neste ano vamos celebrar a poesia com grandes nomes, neste que é o festival de poesia mais duradouro do país”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário