Frase

"(...) Quem vai no chão de fábrica compreende melhor o que está acontecendo. Nada melhor do que conversar, escutar e olhar nos olhos de quem foi diretamente afetado (...)" Romeu Zema Neto, governador do Estado de Minas Gerais, durante o lançamento da Campanha S.O.S. Chuva 2023-2024, a respeito dos atingidos por tragédias consideradas naturais na sociedade capitalista, como chuvas em áreas urbanizadas, rompimentos de barragens de rejeitos minerários e coronavírus

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

GENTE - Ex-secretária da Arquidiocese de Montes Claros lança caderno de poesias no Psiu Poético

PSIU POÉTICO 2023 - Filme que traz cangaceiro para os dias atuais abre segunda semana do festival

Texto: Bruno Albernaz

Imagem: Fábio Marçal de Oliveira e Reprodução

A 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético segue movimentando a cena artística da cidade. Nesta segunda semana de evento, diversas atrações deverão marcar o salão nacional de poesia, que em 2023 traz a temática “Gente”. Nesta segunda-feira, 09 de outubro de 2023, os trabalhos terão início com a exibição do filme "Inferno de Pedra", do diretor Huytilan Mazahua. Pela primeira vez na cidade, o cineasta, que é um dos únicos diretores indígenas do país, traz a história de um cangaceiro que se transporta do ano de 1938 para o século XXI. Mais que uma viagem no tempo, a obra traz uma discussão subjetiva sobre os conflitos internos humanos.

“Esta obra é resultado de cinco anos de luta, contando com o envolvimento de 150 pessoas. O filme traz um cangaceiro que vive uma encruzilhada humana, um personagem que anda em um beco. Esse cangaceiro foi transportado para o mundo urbano, para enfrentar as dificuldades humanas atuais”, explica Huytilan.

O cineasta, que é natural do estado de São Paulo, chega à cidade para o lançamento do seu segundo filme, sendo o primeiro como roteirista e diretor. Ele revela que está com grandes expectativas para participar do festival. “Sempre estudei Minas e não conhecia. Quando cheguei por aqui consegui me imaginar como o personagem Riobaldo, no sertão mineiro. É uma honra participar de um festival tão grande como este. Minha preocupação maior aqui é sobre o que vou poder deixar na alma das pessoas através da minha obra”, explica.

Um dos atores do filme, o ator e cantor Neggo Blues, também fala sobre a importância do Psiu Poético. “Sou da cidade de Janaúba e acompanhei a evolução deste festival. Sei da sua grandeza e relevância”, destaca. Ainda dentro da programação do Psiu Poético 2023, nesta segunda-feira, 09 de outubro de 2023, às 20 horas, também no Centro Cultural Hermes de Paula, haverá o lançamento do livro "Meu caderno de poesia, poetando a vida", de Maria Elizabeth da Sena Silva (Betinha), moradora do Bairro Cintra, ex-secretária da Arquidiocese de Montes Claros e militante de movimentos e pastorais sociais.

Para encerrar a noite, haverá os espetáculos Ciberpoemagia, de Denisar Mota e Sollar, O Novo Mundo, de Neggo Blues, e Pano pra Manga, de Tchello d’Barrros. O Psiu Poético 2023 é realizado entre os dias 04 e 12 de outubro. Os poetas homenageados são os seguintes: Vera Lúcia Godoy Correia (Osasco-SP); Ivana Ferrante Rebello (Montes Claros-MG); Joaquim Celso Freire (Coronel Murta-MG e São Paulo-SP); Fábio José Gonçalves (Água Boa-Claro dos Poções-MG); Jorge Amâncio (Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF); Francesco Napoli (Belo Horizonte).

O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicidade

Felicidade
Ao centro, Gilmar Gusmão participa do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético de 04 a 12 de outubro de 2017 no Centro Cultural Hermes de Paula em MOC-MG

Resistência

Resistência
Gilmar Gusmão declama poesia em escola estadual durante Salão Nacional de Poesia Psiu Poético

Seriedade

Seriedade
Antônio Gilmar Maia Gusmão ministra palestra sobre medicina natural na Pastoral do Menor

Característica

Característica
Gesto típico de Antônio Gilmar Maia Gusmão

Preocupação Social

Preocupação Social
Antônio Gilmar Maia Gusmão visita Pastoral do Menor (Rua Januária, 387/Fundos, Centro de MOC-MG)