Frase

"(...) Quem vai no chão de fábrica compreende melhor o que está acontecendo. Nada melhor do que conversar, escutar e olhar nos olhos de quem foi diretamente afetado (...)" Romeu Zema Neto, governador do Estado de Minas Gerais, durante o lançamento da Campanha S.O.S. Chuva 2023-2024, a respeito dos atingidos por tragédias consideradas naturais na sociedade capitalista, como chuvas em áreas urbanizadas, rompimentos de barragens de rejeitos minerários e coronavírus

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O peso e o seu controle

Nós devemos nos alimentar de modo correto. Quando abusamos da alimentação, e também não praticamos exercícios, ficamos muito quietos, dormimos muito, ficamos com preguiça até mesmo de caminhar dentro de casa, podemos ter a tão famosa obesidade.

Temos também que ver que a mulher grávida tem que observar uma boa alimentação de frutas, verduras cruas, folhas cruas para que o feto não apresente aumento de peso, sendo que a criança nascerá em torno de três quilos, ou menos. Isso é bom para ter um parto sem muito sofrimento!!!
 

A grávida deve praticar caminhadas e outras atividades que exigem queimas de caloria. As calorias excedentes podem vir de abuso de amido (reserva de glicose que provém da ingestão de arroz, massas diversas, batata, mandioca) e os alimentos animais, como torresmo, carnes, ovos, manteiga e margarina, salgadinhos, refrigerantes, principalmente a coca-cola.
 

Observa-se ganho de peso a partir de 25 do Índice da Massa Corporal (IMC) até chegar a 30, o que é considerado sobrepeso. A pessoa já não apresenta muita agilidade. E de 30 a 40 do IMC, a pessoa apresenta problemas graves, como diabetes. Ocorre entupimento de artérias e veias, provocando derrame cerebral (hoje conhecida pela expressão Acidente Vascular Cerebral - AVC).
 

Apresenta também o infarto (que se for obstrução das coronárias, o infarto pode levar à morte súbita). As pessoas que apresentam hipertensão ou pressão descontrolada devem fazer exame laboratorial para ver o colesterol (LDL é o colesterol ruim).
 

Em suma, deve-se observar uma taxa não alta para todos os três tipos de colesterol. A soma deles não deve ser muito alta. Para melhorarmos o HDL (colesterol bom), devemos comer abacate (sem colocarmos o açúcar), coco maduro de várias espécies, devemos comer todo dia salada, como beterraba, couve, cenoura, alface, rúcula, etc.
 

Fazermos uso de frutas ácidas maduras: laranja com a bucha total, limão maduro que pode ser posto na água, não tomar junto da comida cozida líquidos, pois atrapalha a digestão. O limão maduro pode ser usado na água até uma hora antes da refeição para o estômago ficar vazio e, após a refeição, o estômago está cheio, evitar líquidos junto da comida cozida que está no estômago.
 

Os remédios amargos vegetais não devem ser utilizados continuamente e nem em volume grande, o que inibe o fígado de fabricar a biles. Podem ser utilizados durante poucos dias, depois por uns tempos, continua usando alternadamente a quantidade. Não deve ser tomado diariamente, mas observando espaço de dias. Por exemplo: tomar três dias e falhar dez dias; tomar quatro dias e falhar 20 dias. Isso aí é para melhor efeito do remédio. Esse remédio amargo deve ser tomado uma hora antes da refeição.
 

Observar uma alimentação vegetal crua de várias cores diferentes. Nos Estados Unidos, a metade da população é obesa, enquanto, em muitos países africanos, as pessoas morrem por falta de alimentação. Observamos na África que não se plantam frutas diversas. Isso poderia ser resolvido se as nações, ao invés de fazer guerras (a Síria é o próximo alvo), incentivassem o trabalho manual da agricultura alternativa nesses países miseráveis, democráticos e ditatoriais.
 

Ao invés de reter verba para uso próprio, a política mundial, com sua ONU e ONGs, deveria levar água e minérios de rochas para lá. Já existem inventadas práticas de captar a energia do mar.     
 

Os desertos podem e já têm condição de serem recuperados. Ver o meu artigo anterior postado neste blog. Com uma boa alimentação vegetal de fibras, multiplicam-se os micróbios-amigos, chamados saprófitos, que se alimentam dos restos de vegetais e fazem o hormônio serotonina (da alegria).
 

Vitamina B-12, que é a fonte verdadeira dos micróbios saprófitos, faz bem. Na medicina alopata, é comum citar que a vitamina B-12 é de origem animal. Vitamina K e muitas outras substâncias que não foram pesquisadas. Mas os micróbios fazem muitas substâncias que ainda não foram divulgadas. Os micróbios saprófitos combatem os micróbios patogênicos. Esses últimos são os causadores de doenças diversas.    
 

Por hoje é só!!!
 

Até a próxima segunda-feira (11/06)!!!

Gilmar Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicidade

Felicidade
Ao centro, Gilmar Gusmão participa do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético de 04 a 12 de outubro de 2017 no Centro Cultural Hermes de Paula em MOC-MG

Resistência

Resistência
Gilmar Gusmão declama poesia em escola estadual durante Salão Nacional de Poesia Psiu Poético

Seriedade

Seriedade
Antônio Gilmar Maia Gusmão ministra palestra sobre medicina natural na Pastoral do Menor

Característica

Característica
Gesto típico de Antônio Gilmar Maia Gusmão

Preocupação Social

Preocupação Social
Antônio Gilmar Maia Gusmão visita Pastoral do Menor (Rua Januária, 387/Fundos, Centro de MOC-MG)