Frase

"(...) Quem vai no chão de fábrica compreende melhor o que está acontecendo. Nada melhor do que conversar, escutar e olhar nos olhos de quem foi diretamente afetado (...)" Romeu Zema Neto, governador do Estado de Minas Gerais, durante o lançamento da Campanha S.O.S. Chuva 2023-2024, a respeito dos atingidos por tragédias consideradas naturais na sociedade capitalista, como chuvas em áreas urbanizadas, rompimentos de barragens de rejeitos minerários e coronavírus

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

João Bonga: uma vida amada ao esporte

Texto: Hélder Maurício

Imagens: Redes Sociais

João Bispo, popularmente chamado de "Bonga", é figura entre as personalidades mais expressivas do esporte de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, Sudeste-Nordeste do Brasil. Natural de Pirapora-MG, veio muito cedo para Montes Claros. Logo se apaixonou pela cidade, adotando-a como sua.

Começou a jogar bola no Campo do União, no Cassimiro de Abreu, na posição de jogador de linha, mas logo passou a atuar como goleiro. Passou por todas as categorias do Cassimiro até chegar ao time amador, com apenas 16 anos. Naquela época, teve como companheiros de campo atletas como Manoelito, Zé Bispo, Nuno, Jomar Macedo, Nílson Espoletão, entre outros. Sua estreia como jogador adulto foi contra o América do Rio de Janeiro-RJ. Na ocasião, a equipe perdeu por 3 a 0 do time carioca. Em 1962, foi jogar no Paraense, de Pará de Minas.

Depois da passagem por esse time, ele volta para Montes Claros após o falecimento de seu pai, Pedro Bispo. Retorna para o Cassimiro, porém, como a equipe já tinha três goleiros, acaba indo para o rival Associação Atlética Ateneu. Não foi só no futebol que Bonga foi o craque da pelota. Ele também se destacou no futsal, atuando pela equipe do Soçaite e pelo Banco da Lavoura. Em 1968, sofre um acidente de carro e quebra a clavícula.  Depois do ocorrido, nunca mais jogou bola.

Após abandonar o futebol, Bonga se dedicou inteiramente à profissão de treinador. Começou, neste novo cargo, dirigindo a equipe futebolística do Banco da Lavoura, nas categorias de base do futsal. Em 1972, começou a dirigir as equipes do Ateneu, ficando por lá até 1974, quando volta para o Cassimiro, onde monta o “Juvenil do Bonga”, um time que reunia em seu elenco atletas de primeira grandeza como Hélton Veloso, Dequinha, Carlinho Pinguim, Ildéu, Duílio, Cacau, Zoca, Valdirzinho, Liu, Adílson Cangaia, Chiquinho, Dedim, Carlinho Feio, dentres outros.

Essa equipe se sagrou diversas vezes campeã da cidade, sendo convidada para participar de um jogo amistoso no Rio de Janeiro contra o Botafogo, onde perdeu por 3 a 2. Bonga trabalhou em todas as categorias de Cassimiro (infantil, juvenil, júnior e amador), conquistando diversos títulos. Nessa trajetória, venceu a Copa Sociedade em 1990, foi tricampeão do Júnior, pentacampeão infantil e bicampeão da Escolinha. Foi em 1997 que ele conquistou seu último título amador. Atualmente, Bonga dá aulas de Educação Física no Colégio Marista São José de Montes Claros, com foco no esporte, envolvendo as modalidades basquete, voleibol, handebol, futebol de campo, futebol de salão, xadrez, dentre outras modalidades esportivas.  Além dessa atividade, ele mantém há três anos, em parceria com o seu filho, uma escolinha de futebol, atendendo crianças de cinco a 14 anos de idade. Bonga ainda se envolve, não com muita frequência, em alguns campeonatos amadores da cidade, como a Copa José Maria Melo e o Campeonato das Forças de Segurança de Montes Claros. Na Rua João Pinheiro, centro de MOC-MG, Bonga conserta ventiladores e costuma usar como meio de transporte um corcel branco antigo bastante conservado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicidade

Felicidade
Ao centro, Gilmar Gusmão participa do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético de 04 a 12 de outubro de 2017 no Centro Cultural Hermes de Paula em MOC-MG

Resistência

Resistência
Gilmar Gusmão declama poesia em escola estadual durante Salão Nacional de Poesia Psiu Poético

Seriedade

Seriedade
Antônio Gilmar Maia Gusmão ministra palestra sobre medicina natural na Pastoral do Menor

Característica

Característica
Gesto típico de Antônio Gilmar Maia Gusmão

Preocupação Social

Preocupação Social
Antônio Gilmar Maia Gusmão visita Pastoral do Menor (Rua Januária, 387/Fundos, Centro de MOC-MG)